As atividades de matemática de hoje são uma uma continuação das atividades de sequência numérica. Espero que vocês tenham gostado delas. Hoje, temos algumas atividades para continuar trabalhando a sequência dos números com as crianças, além de já começar a oferecer algumas atividades sobre dezenas. Elas correspondem às habilidades “EF01MA04” e “EF01MA05” da BNCC.
Mostre e leia para a historinha do Tito. Nela ele vive uma situação onde se apresentam os conceitos de matemática abordados nas atividades, ajudando a contextualizar e elucidar a questão das dezenas.
Você pode usar o botão abaixo para baixar a historinha em PDF.
Diga aos alunos que eles estarão trabalhando com os números e sua sequência, assim como na última lição. Eles provavelmente se sentirão mais confortáveis com as atividades de hoje já que não é uma matéria completamente nova.
Na primeira atividade, vamos trabalhar não só a matemática, mas também a cognição e raciocínio. Na folha que você vai imprimir temos algumas linhas de quadrados, algumas com números números. O primeiro quadradinho sempre já tem um número.
A partir dele a criança vai preencher a sequência de números. Mas ao contrário, subtraindo um número cada vez ao invés de somar. Existem alguns outros números já preenchidos no meio para ajudar a nortear os alunos.
Baixe, imprima, e distribua a atividade, depois, conte que na folha existem vários números. Para cada número, o aluno terá que descobrir qual a dezena mais próxima do número dado e escrevê-lo. Podemos começar dando um exemplo de como achar o número usando a reta númerica, se necessário.
Essa atividade é similar à cruzadinhas, mas ao invés de usar letras vamos usar números. Explique às crianças que existem fileiras horizontais e verticais na folha. Se elas ainda não estiverem familiarizadas com os termos “horizontal” e “vertical”, pode dizer que são deitadas ou de pé. Mas sempre preferimos usar palavras novas, para dar a elas a chance de novos aprendizados. Depois, mostre que já existem alguns números nas fileiras e que eles vão preencher os números que estão faltando. Só que, dependendo se é uma fileira horizontal ou vertical, eles vão preencher de forma diferente
Nas fileiras verticais eles vão preencher a sequência de dezenas a partir dos números já presentes. Nas horizontais, os alunos vão preencher com a sequência de unidades. Faça alguns para dar o exemplo.
Baixe o PDF com todas as atividades pelo botão abaixo. ⬇
Para complementar o assunto, vamos abordar um pouco da história da matemática, mais especificamente da sequência númerica. As crianças adoram saber esse tipo de “curiosidade”, então é uma ótima oportunidade de relacionar o conteúdo à outra disciplina e favorecer o aprendizado.
Afinal, como surgiu a sequência numérica?
Na época dos homens das cavernas, ou período paleolítico, os humanos precisavam contar objetos cotidianos, como animais, frutas, ferramentas entre outros. Para isso eles faziam marcas nas pedras, em ossos ou madeira. Tudo certo quando só era necessário contar poucos objetos, mas quando se tinha muitas cabras para contar, por exemplo, a situação ficava mais complicada.
Por isso, as civilizações que surgiram desenvolveram um jeito mais fácil de contar, com símbolos. Algumas dessas civilizações foram os babilônios, os astecas e os chineses.
Os matemáticos indianos criaram um sistema posicional de dez símbolos, o sistema decimal. Como era muito mais prático, esse sistema se espalhou pelo resto do mundo.
Hoje estudamos matemática de forma divertida enquanto fizemos atividades que trabalham a consciência da sequência dos números, reforçada aprendendo a contar os número ao contrário. Além, de iniciar as atividades com dezenas que ainda serão mais aprofundadas e preparando os alunos para trabalhar com operações matemáticas simples, e conhecer um pouco da origem do sistema decimal.
Esse material é gratuito! Basta fazer login ou se cadastrar gratuitamente para baixá-lo.
Deixe um comentário