Estas atividades de matemática são direcionadas aos alunos do 1° ano, e com elas vamos familiarizar as crianças com a sequência numérica de 0 a 100, com foco em identificar, escrever e ordenar os números. A atividade pode fazer parte de um plano de aula trabalhando as habilidades “EF01MA04”, “EF01MA05” e “EF01MA12” propostas pela BNCC.
Mostre e leia para as crianças a historinha. Ela vai divertir e deixar a criança mais interessada no assunto da aula de matemática, pois ela aborda a sequência numérica.
Com o botão abaixo, baixe a história e depois imprima.
Primeiro, vamos contar aos alunos que eles vão aprender os números de 0 a 100 e sua sequência. Depois vamos seguir com as atividades. A primeira é o Bingo numérico, que vai introduzir os números às crianças e os conceitos de relação de um número com o outro. Por exemplo, qual número está à direita de qual e etc.
Distribua as folhas impressas para os pequenos e explique como vai funcionar a atividade.
O professor, pai, ou mãe, vai falar um número aleatório de 0 à 25 por vez. A criança deve achar o número na sua folha e pintá-lo de amarelo. Explique que aca moeda pintada é uma moeda que ela acha para o Tito. Você também pode usar algum método, como um aplicativo de celular para escolher os números, assim a brincadeira se torna mais interativa para ele.
A cada número, pergunte qual número vem antes ou depois do número que acabou de ser pintado. Use também as expressões “à esquerda” e “à direita” para se referir aos números vizinhos.
A tabela de números contém 100 espaços, com alguns já preenchidos com os números corretos para ajudar a criança, e outros que ela mesma irá preencher. Faça uma demonstração primeiro com o número 37, e mostre como subir uma dezena para preencher o número 27. Ou escolha outros números.
Agora começamos a aumentar a dificuldade, e a diversão, das atividades. Procuramos sempre treinar e aprimorar a cognição e o raciocínio matemático quando aplicamos atividades de matemática, não só ensiná-las a decorar. Por isso, não tenha medo de propor maiores desafios às crianças.
Depois de imprimir e entregar a atividade ao aluno, explique ele irá preencher os números de forma parecida com a das atividades anteriores, mas desta vez, irá pular um número depois do último escrito. Se necessário, use alguma analogia como sapos pulando pedras, por exemplo. O sapo começa e uma pedra, que é um número, e pula por cima da próxima caindo no número seguinte ao pulado. Mostrar de forma visual sempre ajuda as crianças a entenderem melhor conceitos abstratos.
Com essas atividades de matemática introduzimos a sequência numérica de 0 à 100 para crianças do 1° ano, ou crianças de 6 anos em casa. Dependendo do aluno, ele pode ter mais facilidade ou dificuldade em entender e fazer as atividades, mas isso não é um problema. Se necessário, basta insistir um pouco mais com explicações mais lúdicas e visuais e com certeza a criança conseguirá realizar os exercícios e ainda se divertir.
Você pode baixar o PDF com as três atividades pelo botão abaixo.
Se gostou das atividades ou tem alguma sugestão, deixe um comentário.
Esse material é gratuito! Basta fazer login ou se cadastrar gratuitamente para baixá-lo.
Deixe um comentário