O que você precisa saber sobre inglês infantil

Imagine seu filho falando inglês fluente, assitindo filmes e ouvindo músicas em inglês, e entendendo tudo. Esse é um sonho de muitos pais (e professores de inglês). Mas é alta a probabilidade de você achar que isso é apenas um sonho, praticamente impossível. Pois saiba que não é só um sonho, não é impossível. Não […]

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Imagine seu filho falando inglês fluente, assitindo filmes e ouvindo músicas em inglês, e entendendo tudo. Esse é um sonho de muitos pais (e professores de inglês). Mas é alta a probabilidade de você achar que isso é apenas um sonho, praticamente impossível.

Pois saiba que não é só um sonho, não é impossível. Não é fácil e não vai acontecer da noite pro dia, mas vai acontecer.

Somos bombardeados de todos os lados pelo pessimismo quanto à capacidade de nossas crianças. Querem fazer-nos crer que eles são incapazes de grandes coisas, que eles são só mais um entre muitos que não têm capacidade para nada de extraordinário, fora do comum.

Mas nós sabemos que eles estão errados, porque todas as crianças podem fazer grandes coisas, se não por si mesmas, com nossa ajuda e direção.

Comece agora

Aprender outra língua leva tempo, porém, crianças têm o cérebro mais plástico do que o nosso. Isso quer dizer que elas têm mais facilidade de se adaptar e aprender. Uma criança que aprende música desde cedo vai ter mais facilidade que alguém que demorou mais para começar.

Por isso, a primeira coisa que você tem que saber é que o momento de começar a ensinar inglês para as crianças, ou qualquer outra coisa, é agora! Não dá para voltar no tempo e começar antes, mas quanto mais você esperar mais tempo terá sido perdido.

Sabendo que crianças tem mais facilidade em aprender e que você deve começar a ensiná-la agora, pense na melhor forma de começar.

Se tratando de ensinar inglês, ou qualquer outra língua, sabemos seguramente que o melhor método o se assemelha mais da forma natural de aprender, ou aquele que ensina da mesma forma como nós aprendemos nosso idioma materno. Por quê? Por que assim se aprende o idioma em contexto.

Decorar listas e frases pode parecer efetivo em um primeiro momento, afinal, parece que você aprendeu aquilo. Mas nossa memória não gosta de reter informação que foi adquirida desta forma, ela vai descartá-la pouco tempo depois. É assim que a nossa mente funciona!

Nós somos programados para reter informação com a qual nós nos importamos. Você pode realmente querer aprender uma língua e por isso tentar decorar listas e frases, mas sua mente não vai reconhecer que isso é importante para você. Ela reconhece como importante dois tipos de informação:

A primeira é óbvia, mas a segunda precisa de um pouco mais de explicação.

Como assim ligação com nossa sobrevivência? Basicamente aprendemos por instinto. Independente de nossa opinião sobre algo, nosso cérebro decide se aquilo é importante ou não baseado no critérios dele do quão aquilo é útil para nossa sobrevivência.

O critério da frequência de certa forma se enquadra aqui. Quanto mais repetimos algo, mais nossa mente acha que aquilo é necessário para sobrevivermos. Mas outro importante critério de sobrevivência é nosso estado emocional.

Emoções e o aprendizado

Nossas emoções servem para nos ajudar a sobreviver. Temos medo do que é perigoso, temos empatia por nossos semelhantes, o que nos estimula a cooperar uns com os outros etc. Exatamente por isso as emoções são cruciais no aprendizado.

Por exemplo, imagine que você encontra uma caixa na rua. Você se aproxima dela e a abre. Quando você olha dentro tem uma cobra (aparentemente) venenosa. Você leva um grande susto porque tem medo de cobras.

Bom, provavelmente você nunca mais vai abrir uma caixa aleatória na rua por curiosidade. Você aprendeu com aquilo, você vai se lembrar daquilo. As emoções são como uma cola que grudam informações na gente, nós querendo ou não.

Você já deve ter percebido o poder que disso se usado da forma correta para aprendermos ou ensinarmos o que queremos, certo?

Quer um exemplo disso ajudando uma criancinha aprendendo sua língua materna? Imagine uma criança pequena que ainda não sabe muitas palavras. Um dia sua mãe faz um bolo e a criança tem o instinto de comer com as mãos. Sua mãe lhe fala: “Não coma com as mãos, use o grafo!”.

Agora, imagine que a criança não sabe o que significa “garfo” ainda. Ela quer comer o bolo e quer agradar sua mãe, estas são duas condições de peso emocional para a criança. A mãe vendo que a crinça não entedeu completamente o que ela disse, estende o garfo e mostra para a criança.

Nesse momento a criança aprendeu o que “garfo” quer dizer, e provavelmente aprendeu definitivamente por causa do peso emocional que a situação imprimiu em sua mente.

E como podemos usar isso a nosso favor hoje?

Storytelling

Basicamente, contando histórias.

Os seres humano contam histórias para ensinar e disseminar informações há milhares de anos. Jesus contava histórias para ensinar. Contar histórias é a técnica máxima de aprendizado.

E por que elas tem tanto poder?

Porque contando histórias nós estamos manipulando emoções, que são a cola que junta os blocos do conhecimento. Com histórias nós podemos abrir uma porta conscientemente e passar por ela as informações que quisermos.

Como contadores de histórias que somos há milhares de anos, também somos ouvintes de histórias há milhares de anos. Nós somos programados para gostar de histórias, nos lembrar delas e aprender com elas.

Histórias foram uma ferramenta poderosa usada para passar aprendizados vitais de geração em geração, e hoje, nós podemos usá-las para aprender ou ensinar qualquer coisa!

Uma criança tentando decorar listas e frases em inglês, tendo algo que, para ela, não faz sentido, não tem contexto, não se conecta emocionalmente. Se para nós já é difícil imagine para elas. A porta do aprendizado só fica com uma pequena fresta aberta.

Fazendo a mesma coisa de sempre, nada vai mudar. Ensinando da mesma forma de sempre não vamos conseguir resultados diferentes. Quem planta, colhe o que plantou.

Quando você quiser ensinar ou aprender algo, pense em histórias. Como posso colocar uma carga emocional nisto? Como posso aprensentá-la em contexto? Como posso transformar isso em uma história com apresentação, problema, resolução e conclusão? Transforme o aprendizado em uma narrativa. Conecte-se ou conecte o aluno emocionalmente. Você vai ver uma transformação na maneira de aprender inglês ou qualquer outra coisa.

Use esse poder!

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